Apresentamos uma seleção de publicações dos pesquisadores do MediaAção relacionadas com nossas pesquisas coletivas financiadas:

Pesquisas em desenvolvimento

2025 – Atual
Educomunicação transmídia para a sustentabilidade em contexto de crise climática: aplicações em escolas públicas

O projeto (CNPq 402772/2024-5 ) aborda aspectos teóricos e metodológicos da comunicação transmídia com foco em planejamento de estratégias educomunicacionais voltadas para o desenvolvimento de ações de sustentabilidade em contexto de crise climática. Entendemos a sustentabilidade não apenas por suas dimensões ambiental, social, cultural e econômica, mas também por sua dimensão comunicacional, ainda pouco estudada. Em nossa proposta, a sustentabilidade comunicacional se refere tanto a aspectos materiais, como infraestrutura energética e equipamentos, quanto a aspectos imateriais relacionados, sobretudo, a implicações emocionais, cognitivas, culturais e sociopolíticas das interações sociotécnicas. Interessa-nos, nesse sentido, compreender o impacto de aspectos imateriais poluidores do processo comunicacional que incidem em sua sustentabilidade, como desinformação, negacionismo científico e climático, teorias da conspiração, discursos de ódio e formas emergentes de colonialismo digital. Com base nesse entendimento, o projeto busca investigar como e em que medida a noção de sustentabilidade aplicada à comunicação transmídia pode contribuir para fomentar estratégias educomunicacionais voltadas para o desenvolvimento de ações coletivas que promovam a diversidade cultural, a responsabilidade social e a consciência ambiental em contexto de crise climática. A estratégia metodológica parte de experiência prévia da equipe deste projeto com planejamento comunicacional em educação transmídia para escolas públicas de países de língua portuguesa, com experimentos didáticos realizados em Timor Leste (2017), Moçambique (2018, 2019, 2021) e Brasil (2019, 2022, 2023). A metodologia já testada compreende as seguintes fases: diagnóstico, planejamento, desenvolvimento de produtos, execução e avaliação. Para este projeto, pretende-se aprimorar a metodologia com foco na promoção da sustentabilidade comunicacional, social, econômica e cultural em contexto de crise climática. A proposta metodológica original deve ser discutida com pesquisadores da Suécia que atuam na interface da comunicação, educação e sustentabilidade e então testada em escolas públicas do Brasil e Moçambique localizadas em regiões sensíveis à questão climática. Após eventuais acertos derivados da fase de avaliação, a metodologia será novamente aplicada em escola pública do Brasil e novamente avaliada para ser disponibilizada no site da pesquisa, com vistas a contribuir para maior consciência global acerca da crise climática a partir de experiências locais em ambientes escolares variados. A abordagem teórico-metodológica envolve também revisão de literatura, pesquisa exploratória, observação sistemática, configuração de corpus e análise de dados, com aplicações em atividades de ensino e de extensão nas instituições proponente e parceiras. Espera-se que essa iniciativa contribua para estimular a formação de rede internacional de pesquisa na área de comunicação transmídia, educação e sustentabilidade com foco no enfrentamento social à mudança climática.


2025 – Atual
Impactos da inteligência artificial generativa no ecossistema de desinformação: aplicações em educomunicação no contexto pós-digital

O projeto (CNPq 445077/2024-7) investiga a configuração contemporânea do ecossistema de desinformação sob impacto da inteligência artificial generativa, com foco em planejamento de estratégias de educomunicação voltadas para o enfrentamento da desinformação em contexto pós-digital. A inteligência artificial generativa permite a criação de conteúdo original de maneira autônoma, com base em processos de treinamento não supervisionado, a partir de grandes volumes de dados. O conteúdo gerado pode apresentar problemas como alucinação, distorção, engano, fraude, discriminação, violação de direitos e formas emergentes de colonialismo de dados, entre outros, tanto por causa do modo operacional do sistema, quanto de seu uso malicioso. Logo, o uso social crescente de tecnologias de inteligência artificial generativa apresenta potencial para tornar mais complexo e instável o ecossistema contemporâneo de desinformação. opacidade técnica dos algoritmos que sustentam a criação autônoma de conteúdos originais dificulta a avaliação acerca da procedência, precisão e exatidão das informações geradas por inteligência artificial, com implicações sociais, culturais e cognitivas que se tornam mais complexas à medida que essas tecnologias se tornam mais pervasivas na vida cotidiana. Trata-se de um processo típico do contexto pósdigital,no qual a experiência humana se funde à experiência tecnológica. Com base nesse entendimento,busca-se investigar de que modo tecnologias de inteligência artificial generativa incidem no ecossistemade desinformação e em que medida delineiam modalidades emergentes de desinformação, considerando anatureza sociotécnica e comunicacional da agência realizada pela IA, além de suas implicações lógicas,éticas e estéticas. Considera-se ainda quais aspectos devem ser priorizados em estratégias deeducomunicação a serem implementadas em escolas públicas, com ênfase no aprimoramento do uso socialde tecnologias de IA generativa tanto no que se refere ao reconhecimento social da integridade dainformação gerada, quanto ao seu eventual efeito desinformativo. A estratégia metodológica parte deexperiência prévia da equipe deste projeto com planejamento comunicacional em educação transmídia paraescolas públicas de países de língua portuguesa, com experimentos em educomunicação realizados emTimor Leste (2017), Moçambique (2018, 2019, 2021) e Brasil (2019, 2022, 2023). A metodologia já testadacompreende as seguintes fases: diagnóstico, planejamento, desenvolvimento de produtos, execução eavaliação. Para este projeto, pretende-se aprimorar a metodologia com foco no ecossistema dedesinformação que emerge da condição pós-digital, na qual se observa o uso social cada vez mais intensode tecnologias de IA generativa. A proposta metodológica original deve ser discutida com pesquisadoresbrasileiros radicados em universidade sueca, especialistas em educomunicação com experiência em IAgenerativa e condição pós-digital da ecologia midiática contemporânea, para então ser testada em escolaspúblicas do Brasil. Após eventuais acertos derivados da fase de avaliação, a metodologia serádisponibilizada no site da pesquisa, com vistas a contribuir para aplicações semelhantes em outrosambientes escolares no Brasil e exterior. A abordagem teórico-metodológica envolve também revisão deliteratura, pesquisa exploratória, configuração de corpus, observação sistemática e análise de dados, comaplicações possíveis em atividades de ensino e de extensão nas instituições proponente e parceiras.


2025 – Atual
Imagens técnicas e inteligência artificial: apelos estéticos, desafios éticos

Esta pesquisa trata do uso de imagens técnicas computacionais criadas por ferramentas baseadas em inteligência artificial (IA). Considerando o rápido avanço das tecnologias de IA na criação de conteúdos cada vez mais realistas, as imagens sintéticas baseadas em aprendizado de máquina se encontram na vanguarda da desinformação. Diante da necessidade de se compreender as propriedades formais dessas imagens, bem como identificar os problemas que emergem das suas aplicações e de seus modos de circulação, levantamos a seguinte pergunta: quais são os dilemas éticos envolvidos nos usos das imagens geradas por IA, considerando suas características estéticas? Como hipótese, argumentamos que as imagens geradas por IA, por um lado, potencializam características estéticas que já estavam presentes em formatos anteriores, ao acentuar o efeito de simulação da realidade e facilitar procedimentos criativos de montagem. Por outro lado, a maneira como essas imagens são geradas introduz novas perspectivas criativas, cujos usos demandam um olhar crítico sobre seus desdobramentos éticos. Assim, esta pesquisa tem como objetivo principal compreender as propriedades técnicas e formais das imagens geradas por inteligência artificial a fim de problematizar seus usos e seus efeitos no contexto da desinformação. Nossas reflexões se fundamentam nos conceitos da semiótica e do pragmatismo de Charles Peirce, bem como nos autores que abordam o tema das imagens técnicas, como Walter Benjamin e Vilém Flusser.


2023 – Atual
A perspectiva pragmática da crença na sociedade da desinformação e suas implicações na sustentabilidade da comunicação contemporânea (Bolsa PQ/CNPq – Processo: 312279/2022-1)

Este projeto se fundamenta em resultados alcançados em pesquisa anterior sobre a lógica transmidia de comunicação, com foco em jornalismo e educação, desenvolvida no âmbito dos editais Bolsa Produtividade em Pesquisa/CNPq 2019 (311474/2019-5) e Programa Pesquisador Mineiro/FAPEMIG 2018 (PPM-002562-18). Parte-se da constatação de que a desinformação, como distorção ética da informação, é fenômeno endêmico na sociedade contemporânea. Além de poluir o processo comunicacional, a propagação social de desinformação favorece a fixação de crenças que tendem a ser nocivas à sociedade. Com base nas noções de verdade e crença oriundas do pragmatismo de Charles Sanders Peirce (1839-1914), aqui observadas pelo prisma da incidência de aspectos socioculturais e sociotécnicos da contemporaneidade, busca-se compreender os limites e potencialidades da noção de sustentabilidade como incremento ao processo comunicacional na sociedade da desinformação. Considera-se não apenas os processos de significação social que sustentam a expansão social da desinformação, aspectos imateriais da comunicação, mas também as dimensões materiais do processo, relacionadas à infraestrutura midiática e aos aparelhos eletrônicos. Estes apresentam implicações sociais, econômicas e ambientais, por isso interferem na sustentabilidade da comunicação mesmo quando seu uso social tem por finalidade ampliar o curso da informação, em contraposição à desinformação. Assim, cabe indagar: Como e em que medida a noção de sustentabilidade aplicada à comunicação pode contribuir para aprimorar processos de fixação de crenças que atualmente sustentam a disseminação social da desinformação e de que modo pode interferir nas atuais condições tecnológicas que permitem a comunicação em rede? Elege-se como estudo de caso analisar as estratégias comunicacionais de divulgação e de cobertura jornalística dos jogos olímpicos de Paris em 2024. A capital francesa, que recebeu o evento pela última vez em 1924, pretende sediar a Olimpíada mais sustentável de todos os tempos. o evento esportivo tem potencial para despertar atenção midiática global e gerar engajamento social em escala planetária, o que favorece o surgimento de desinformação, pois esta normalmente se expande atrelada àquilo que agenda o debate público. Fundamentos teórico-metodológicos oriundos do pragmatismo peirceano, corrente que deriva da Ética, serão cotejados à literatura sobre comunicação e sustentabilidade para a análise de processos comunicacionais em contexto de eventos esportivos midiáticos globais. A abordagem metodológica envolve revisão de literatura, pesquisa exploratória, observação sistemática, configuração de corpus e análise de dados, com aplicações em atividades de ensino e de extensão. A investigação proposta pode contribuir para aprimorar o conhecimento na área, com impacto na formação profissional e no letramento midiático.


2023-2025

Por uma abordagem comunicacional da desinformação: desafios teóricos e metodológicos

Esta pesquisa tem, como objetivo geral, explorar as contribuições teóricas e metodológicas para a compreensão do problema da desinformação no âmbito dos estudos em Comunicação, tendo em vista suas características semióticas e epistemológicas. A pesquisa será orientada por três eixos conceituais: a) uma abordagem epistemológica, que trata da relação entre desinformação e comunicação, em seus aspectos teóricos e conceituais; b) uma abordagem semiótico-interacional, que aborda o problema da desinformação em seus aspectos discursivos e de geração de sentidos; c) abordagem semiótico-pragmática, que trata de seus aspectos sígnicos e interpretativos. Esses três eixos orientam as iniciativas deste projeto conduzido pela Rede SIMM: Rede de Pesquisa em Semiótica, Interações e Materialidades Midiáticas, que reúne pesquisadores e pesquisadoras do grupo de pesquisas MediaAção: Mídia, Semiótica e Pragmatismo, vinculado ao PPGCOMUFMG; MIS: Mídia, Interação Sentido e Campo Comunicacional e suas Interfaces, ambos vinculados ao PPGCOM da PUC-Minas; e Conjor, Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo, vinculado à UFOP.


Pesquisas concluídas

2022-2023

Crenças e desinformação no contexto das eleições presidenciais no Brasil em 2022

Descrição: Esta pesquisa interinstitucional envolve pesquisadores da área de Comunicação Social na UFMG, PUC Minas e UFOP. Aborda-se o problema da desinformação e suas relações com o campo comunicacional a partir do recorte empírico das eleições presidenciais de 2022. Considerando a amplitude e a imprecisão do conceito de desinformação, bem como o papel desempenhado pelas plataformas digitais de comunicação em rede na sua amplificação, definimos a seguinte pergunta de pesquisa: qual é o papel da crença na disseminação da desinformação em plataformas de redes sociais online no contexto das eleições presidenciais no Brasil de 2022? Nesse cenário, trabalhamos com a hipótese de que o estudo da desinformação deve levar em conta duas dimensões: por um lado, destacam-se seus aspectos pragmáticos e semióticos; e, por outro lado, evidencia-se sua vinculação com sistemas de crenças mobilizados por teorias conspiratórias. Para isso, traçamos o seguinte objetivo geral: compreender como as crenças impulsionam a disseminação de desinformação no contexto das eleições presidenciais no Brasil em 2022. A pesquisa será empreendida em três frentes: a) levantar de que maneira o conceito de desinformação é tratado nas publicações acadêmicas da área, tendo em vista as definições, os autores e os termos correlatos, seus possíveis limites e contribuições para a compreensão da sociedade da desinformação; b) Investigar as estratégias semióticas e os aspectos pragmáticos da desinformação que se apresentam nos signos coletados plataformas digitais de comunicação em rede; c) Avaliar a relação das teorias conspiratórias com a desinformação e seus possíveis efeitos no processo democrático


2021-2022

A dinâmica transmídia de notícias falsas sobre ciências: jornalismo e educação

Descrição: Esta proposta tem por objetivos investigar de que modo a dinâmica transmídia de notícias falsas sobre ciências impacta na crença social por meio de disputas de sentidos em rede e desenvolver estratégias metodológicas transdisciplinares para atividades de pesquisa, ensino e extensão nessa área (PIBIC/CNPq)


2020 – 2022

A lógica comunicacional da dinâmica transmídia: produção e circulação de fluxos informacionais em jornalismo e educação (Bolsa Produtividade em Pesquisas/CNPq – Processo:311474/2019-5)


2020 – 2022

Dinâmica transmídia de notícias falsas sobre o novo coronavírus

Descrição: Em parceria estabelecida entre integrantes do grupo de pesquisa MediaAção (NucCon/UFMG), Campo Comunicacional e Suas Interfaces (PUC Minas) e Convergência e Jornalismo (ConJor/UFOP), desde 2020 investigamos a dinâmica transmídia de notícias sobre a pandemia de coronavírus. A partir de coleta de hashtags que ocuparam trending topics entre 26 de janeiro de 2020 (data da primeira ocorrência de TT relacionado ao coronavírus no Brasil) e 21 de junho de 2020, elegemos como recorte empírico a mediação estabelecida no Twitter pela hashtag #perguntacorona. Essa hashtag remete ao programa informativo da TV Globo “Combate ao coronavírus”, exibido entre 17 de março de 2020 e 21 de maio de 2020. Nossa coleta se estendeu até 20 de junho de 2020, um mês após o final da exibição do programa televisivo, totalizando 5200 tweets. É nesse contexto que averiguamos as especificidades semióticas do processo comunicacional transmídia e suas implicações nas noções de informação e desinformação. Buscamos ainda descrever a rede de sentidos estabelecida em perspectiva de transmedia branding, considerando aspectos inter-relacionados de jornalismo transmídia, ativismo transmídia e educação transmídia. Os resultados foram divulgados em 2021 no livro de autoria coletiva “Sociedade da desinformação e infodemia”, editado pelo Selo PPGCOM da UFMG, e em curso homônimo (30h), ofertado nos programas de pós-graduação em Comunicação Social da UFMG, PUC Minas e UFOP a partir de outubro de 2021.


2020 – 2022

Regimes de propagação em torno da hashtag #perguntacorona: interação, sentido e (des)informação

Descrição: O presente projeto de pesquisa pretende estudar as as dinâmicas de propagação e a construção de sentido de textos (postagens, conteúdo de links, usuários e outras hashtags) relacionados à hashtag #perguntacorona, à luz da semiótica discursiva de Greimas (GREIMAS; COURTÉS, 2008, FIORIN, 2006; BARROS, 2002) e da sociossemiótica de Landowski. Da primeira, consideram-se os planos do conteúdo (sobretudo a semântica discursiva) e o plano da expressão e, da segunda, os seguintes modelos teóricos: regimes interação e sentido (LANDOWSKI, 2014), regimes de propagação (FECHINE, 2019) e interações discursivas (OLIVEIRA, 2009). A hashtag #perguntacorona foi criada pela TV Globo em programa intitulado Combate ao Corona Vírus, exibido entre 17 a 22 de março de 2020, apresentado pelo jornalista Márcio Gomes, após o canal modificar sua grade de programação, passando a dar ênfase no noticiário sobre o tema, em função do avanço da pandemia de coronavírus covid-19 no Brasil. A referida hashtag ficou entre os trending topics (TT) do Twitter entre 26 de janeiro de 2020 (data da primeira ocorrência de TT relacionado ao coronavírus no Brasil) e 21 de junho de 2020. Desse modo, a partir dos dados coletados, pretende-se investigar a propagação de textos (visuais, verbais e sincréticos) que circularam a partir da hashtag #perguntacorona e a relação desses com a desinformação. Assim, pretende-se compreender a dinâmica de propagação e a construção de sentido de textos relacionados à hashtag #perguntacorona e, de forma mais geral, objetiva-se pensar semioticamente como se configura a  desinformação e a relação com seu termo contrário, a informação.

Pesquisa de pós-doutorado desenvolvida por Conrado Moreira Mendes, sob supervisão de Geane C Alzamora (PPGCOM/UFMG).


2020 – 2022

Como ler um infográfico? Estratégias de informação e desinformação sobre a pandemia de COVID-19

Projeto SIEX/UFMG: 403749

Descrição: O projeto de extensão Como Ler Infográficos trata da importância das estratégias de comunicação voltadas para a divulgação científica. O objetivo é criar um canal de orientação sobre como ler os infográficos sobre a pandemia de Coronavírus (Covid-19). Contando com a participação de membros do grupo MediaAção, vinculado ao NucCon, esse projeto promove reflexões sobre o papel das redes sociais e da linguagem visual na infografia, tendo a semiótica como principal suporte teórico e metodológico.

Coordenação: Daniel Melo Ribeiro


2020 – 2022

A dinâmica transmídia de notícias falsas sobre ciências: jornalismo e educação

Chamada Programa Professor Residente IEAT/UFMG 2019

Descrição: Esta proposta tem por objetivos investigar de que modo a dinâmica transmídia de notícias falsas sobre ciências impacta na crença social por meio de disputas de sentido em rede e desenvolver estratégias metodológicas transdisciplinares para atividades de pesquisa, ensino e extensão nessa área. Especificamente, pretende-se: a) fomentar a construção interinstitucional de rede de pesquisa transdisciplinar na área investigada; b) estimular a produção de conhecimento teórico-metodológico e empírico-conceitual em comunicação transmídia voltada para a disputa de sentidos em torno de dinâmicas transmídia de notícias falsas sobre ciências; c) promover a expansão social do conhecimento produzido por meio de atividades de ensino e extensão; d) desenvolver, aplicar e avaliar metodologia original em comunicação transmídia com foco em análise de produção, distribuição e circulação de notícias falsas sobre ciência; e) realizar experimento metodológico em alfabetização transmídia sobre o tema investigado. O desenvolvimento desta proposta deve resultar em: metodologia original para análise de dinâmica transmídia de notícias falsas sobre ciência; metodologia original para planejamento comunicacional em alfabetização transmídia; realização de evento sobre o tema desta investigação, com vistas à consolidação de rede acadêmica em formação; elaboração de um livro derivado desta investigação (relacionado ao evento realizado ou às atividades de pesquisa, ensino e extensão realizadas); elaboração e submissão (a eventos e/ou publicações) de dois artigos de divulgação científica; planejamento de kit transmídia para alfabetização transmídia.

Coordenação: Geane Carvalho Alzamora


2019 – 2022

Dinâmica transmídia mediada por hashtags em conexões de redes sociais online – agenciamentos semióticos e sociotécnicos  (PPM-00562-18/FAPEMIG)


COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

2019 – 2022

Transmedia communication methods andstrategies: Education for sustainability (projeto de cooperação internacionalentre UFMG/Brasil e Jönköping University/Suécia)

The project focuses on theoretical, empirical, and methodological aspects of transmedia communication. Its aim is to understand the distribution processes of media content across multiple media platforms in a continuous flow enriched by connected audiences. Thus, the proposition is to study transmedia processes of communication in the scope of education and sustainability. The premise is that processes involved in the transmedia education sphere, especially inconnection with notions of transmedia activism, can contribute to the development of actions promoting sustainability, cultural diversity, social responsibility and environment awareness. This research proposition follows a series of academic activities of international cooperation on transmedia studies already developed by the coordinator of this project, Professor Geane Carvalho Alzamora (Department of Social Communication/UFMG, Brazil) and Associate Professor Renira Rampazzo Gambarato (School of Education and Communication/Jönköping University, Sweden).


2019 – 2022

PLANEJAMENTO COMUNICACIONAL EM EDUCAÇÃO TRANSMÍDIA PARA ESCOLAS PÚBLICAS DE PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO 

Descrição: O projeto de pesquisa, ensino e extensão em Educação Transmídia, que desenvolvemos desde 2017 na Universidade Federal de Minas Gerais, em parcerias internacionais e locais, desenvolve planejamentos comunicacionais para escolas públicas de países integrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O foco primordial de nosso projeto são escolas públicas localizadas em comunidades de baixa renda, normalmente marcadas por acesso limitado às tecnologias digitais, o que exige pensar a dinâmica transmídia em configurações midiáticas nem sempre convencionais.

Com base em diagnóstico realizado em cada escola pública, propõem-se ações específicas, considerando-se o contexto social, político e econômico da referida escola, assim como os hábitos de consumo midiáticos dos estudantes. As ações propostas visam contribuir para a solução de problemas educacionais por meio de atividades lúdicas em ambientes midiáticos variados, assim como buscam incentivar o aluno do ciclo básico dessas escolas públicas a serem multiplicadores de conhecimento em suas comunidades. De modo mais amplo, pretende-se promover o compartilhamento de experiências relacionadas a este projeto entre estudantes e professores de escolas públicas de países de língua portuguesa, em perspectiva intercultural e transmidiática. A proposta envolve cinco etapas: diagnóstico, planejamento, desenvolvimento de produtos, execução de ações planejadas e avaliação dos resultados alcançados. Mais informações: http://transmediaeducation.com.br/

Integrantes: Dra. Geane Carvalho Alzamora (coordenadora UFMG/Brasil); Dra. Renira Rampazzo Gambarato (coordenadora JU/Suécia); Dra. Lorena Tarcia (coordenadora Uni-BH); Dra. Luciana Andrade Gomes Bicalho;  Ana Carolina Almeida Souza (doutoranda/UFMG); Jane Alexandre Mutsuque (doutorando/UFMG); Carmem Pimenta (Bolsista PROEX/UFMG); Joao Paulo Alves (jornalista)


PESQUISAS FINANCIADAS

2020 – atual

A lógica comunicacional da dinâmica transmídia: produção e circulação de fluxos informacionais em jornalismo e educação (Bolsa Produtividade em Pesquisas/CNPq – Processo:311474/2019-5)

Descrição: Este projeto fundamenta-se em resultados alcançados em pesquisa sobre dinâmica transmídia mediada por hashtags em conexões de redes sociais online, desenvolvida no âmbito dos editais Bolsa Produtividade em Pesquisa/CNPq 2016 (311914/2016) ePrograma Pesquisador Mineiro/FAPEMIG 2018 (PPM-002562-18). Os processos empíricos analisados, relacionados a agenciamentos semióticos e sociotécnicos mediados por hashtags em contextos de grande mobilização social, demonstram que a distribuição multiplataforma de conteúdos midiáticos conjugada à ação criativa da audiência em conexões online/off-line conformam perspectiva predominante de produção e circulação de fluxos informacionais no universo pesquisado. Os resultados apontam para a emergência de uma lógica comunicacional de natureza transmidiática e predominantemente marcada por aspectos de mobilização transmídia no universo empírico pesquisado, o que nos motiva a aprofundar a investigação visando compreender se a dinâmica transmídia de produção e circulação de fluxos informacionais pode ser caracterizada como lógica comunicacional e quais seriam os pressupostos teórico-metodológicos e empírico-conceituais mais adequados para descrevê-la. A opção por investigar a questão em contexto sempírico-conceituais variados, como jornalismo e educação, é necessária para avaliar sua abrangência epistemológica e seu alcance social. Para tal,será realizada uma ampla e profunda revisão de literatura na área de interesse desta investigação. Fundamentos teórico-metodológicos oriundos da semiótica peirceana serão acionados para discutir a dimensão lógica da comunicação e cotejados à literatura disponível sobre transmídia e comunicação para a construção teórico-metodológica da investigação. Com base nessa proposição, serão realizados estudos de casos múltiplos em comunicação transmídia relacionados a: a) jornalismo transmídia, com foco em circulação/expansão criativa de informações em contexto de disputa de sentidos em torno da notícias, como é o caso de fake news; b) educação transmídia, com foco em produção/distribuição multiplataforma de narrativa transmídia voltada para ressignificação de ensino e aprendizagem em escolas públicas. A variedade empírico-conceitual dos estudos de casos a serem investigados em suas dimensões de produção e circulação de informações sem conexões online/offline, com base em fundamentos teórico-metodológicos semelhantes, permitirá averiguar se a dinâmica transmídia opera como lógica comunicacional em contextos variados de significação. A investigação proposta pode contribuir para refinar a compreensão acerca das características teórico-metodológicas e empírico-conceituais da dinâmica transmídia em contextos variados de significação e, de modo mais amplo, pode contribuir para aprimorar a compreensão acerca de seus limites e potencialidades como lógica comunicacional contemporânea.


2017 – 2019

A dinâmica transmídia mediada por hashtags em conexões de redes sociais online – agenciamentos semióticos e sociotécnicos em contextos de grande mobilização social (PQ/CNPq Processo: 311914/2016-0)

Descrição: Processo: 311914/2016-0 Demanda/Chamada: Chamada CNPq N o 12/2016 – Bolsas de Produtividade em Pesquisa – PQ Modalidade: PQ Categoria/Nível: 2 Esta pesquisa fundamenta-se nos resultados alcançados em pesquisa prévia desenvolvida no âmbito do Edital Bolsas de Produtividade em Pesquisa 2013, os quais apontam para a necessidade de aprofundar a investigação acerca da natureza mediadora das hashtags em dinâmicas jornalísticas multiplataforma e participativas. A questão norteadora desta proposta é assim definida: de que modo agenciamentos semióticos e sociotécnicos engendrados em contextos de grande mobilização social são mediados por hashtags e em que medida esse processo mediador configura dinâmicas jornalísticas transmídia? A questão é empiricamente localizada no âmbito da mobilização social a ser capturada nas conexões do Twitter e do Facebook no contexto das eleições presidenciais no Brasil em 2018. Pressupostos teóricos e metodológicos oriundos da Teoria Ator-Rede e da semiótica peirceana serão acionados para descrever a rede a ser traçada pela mediação de hashtags nesse recorte empírico com o intuito de aferir o potencial transmidiático das ações sociais e jornalísticas vinculadas a narrativas coletivas delineadas pelo uso social de tais hashtags. A investigação proposta pode contribuir para refinar a compreensão acerca das dinâmicas contemporâneas de mobilização social em rede mediadas por hashtags e, de modo mais amplo, pode contribuir para o aprimoramento teórico e metodológico da investigação de práticas jornalística multiplataforma e participativas.. 

Integrantes: Dra. Geane Carvalho Alzamora (coordenador – UFMG); Dra. Renira Rampazzo Gambarato (Jönköping University/Suécia); Dra. Lorena Tarcia (UNI-BH); Dra. Luciana Andrade (UNI-BH); Dra. Tacyana Arce (UFMG); Marcílio Lana (mestre/UFMG);  Polyana Inácio Rezende Silva (doutoranda/UFMG); Juliana Lopes de Almeida Souza (doutoranda/UFMG);  Ana Carolina Almeida Souza (doutoranda/UFMG); Adriano Padua (mestrando/UFMG);  Fábio Amaral Oliveira (graduado em Letras/UFMG); Aline Monteiro Xavier Homssi Borges (doutoranda/UFMG); Alice Gomes (mestranda/UFMG); Victor Góis (bolsista Iniciação Científica/UFMG).


2019 – atual 

Dinâmica transmídia mediada por hashtags em conexões de redes sociais online – agenciamentos semióticos e sociotécnicos  (PPM-00562-18/FAPEMIG)

https://www.youtube.com/watch?v=faI0sckB0Gg&t=3s

Descrição: Este Plano de Trabalho se inscreve no escopo de investigação delineado pela pesquisa “A dinâmica transmídia mediada por hashtags em conexões de redes sociais online – agenciamentos semióticos e sociotécnicos em contextos de grande mobilização social”, sob coordenação de Prof. Dra. Geane Carvalho Alzamora (Edital CNPq n. 12/2016, Bolsas de Produtividade em Pesquisa, PQ, nível 2 – Processo: 311914/2016-0). Com base em resultados alcançados em pesquisas prévias realizadas com apoio da FAPEMIG (Programa Pesquisador Mineiro), CNPq (Bolsa de Produtividade em Pesquisa) e Capes (Bolsa de Estágio Sênior), a questão norteadora da atual pesquisa é assim definida: de que modo agenciamentos semióticos e sociotécnicos engendrados em contextos de grande mobilização social são mediados por hashtags e em que medida esse processo mediador configura dinâmicas jornalísticas transmídia? Serão utilizados procedimentos de coleta automática e manual para a configuração do corpus, o qual será analisado com base na Teoria Ator-Rede (agenciamento sociotécnico) e na Teoria Semiótica de Charles Sanders Peirce (agenciamento semiótico). O projeto de referência se ocupa prioritariamente do Twitter e do Facebook, ambientes midiáticos que delineiam diferentemente agenciamentos semióticos e sociotécnicos em torno de hashtags, no contexto das eleições presidenciais do Brasil em 2018. Como incremento à pesquisa de referência, este Plano de Trabalho propõe considerar os desdobramentos políticos, sociais e culturais em 2019 relativamente ao contexto investigado em 2018 com o intuito de averiguar a pertinência dos resultados obtidos em 2018 para descrever a dinâmica jornalística transmídia, de modo mais amplo. Também como incremento deste Plano de Trabalho, será incorporado à investigação o Whatsapp, ambiente midiático refratário a procedimentos de coleta automática. Trata-se de desafio metodológico que pode resultar em contribuição à área em pesquisas afins. 

Integrantes: Dra. Geane Carvalho Alzamora (coordenador – UFMG); Dra. Renira Rampazzo Gambarato (Jönköping University/Suécia); Dra. Lorena Tarcia (UNI-BH); Dra. Luciana Andrade (UNI-BH); Dra. Tacyana Arce (UFMG); Marcílio Lana (mestre/UFMG);  Polyana Inácio Rezende Silva (doutoranda/UFMG); Juliana Lopes de Almeida Souza (doutoranda/UFMG);  Ana Carolina Almeida Souza (doutoranda/UFMG); Adriano Padua (mestrando/UFMG);  Fábio Amaral Oliveira (graduado em Letras/UFMG); Aline Monteiro Xavier Homssi Borges (doutoranda/UFMG); Alice Gomes (mestranda/UFMG); Victor Góis (bolsista Iniciação Científica/UFMG).


2018-2019

Circulação de notícias mediadas por hashtags: apontamentos teórico-metodológicos em torno da noção de jornalismo transmídia – Supervisão de Pós Doutorado (PDJ/CNPq – Processo: 403251/2017-6)

Descrição: Em diálogo com a pesquisa “A dinâmica transmídia mediada por hashtags em conexões de redes sociais online – agenciamentos semióticos e sociotécnicos em contextos de grande mobilização social”, em desenvolvimento sob coordenação da Prof. Dra. Geane Alzamora, supervisora desta proposta, pretende-se mapear e caracterizar a circulação de notícias mediadas por hahstags no Twitter e no Facebook com o intuito de avaliar o alcance da noção de jornalismo transmídia. Pretende-se descrever as tensões entre produção e consumo de notícias nas redes traçadas pelas hashtags a serem investigadas. O estudo levará em conta o modo pelo qual as especificidades sociotécnicas de cada ambiente midiático impactam nas funções mediadoras da hashtag e, consequentemente, interferem na circulação jornalística da notícia, assim como o modo pelo qual as conexões de mídias digitais evocam redes de sentidos mediadas por hashtags, ainda que fluidas, circunstanciais e heterogêneas. O recorte empírico da investigação, a ser definido no primeiro trimestre da pesquisa, em sua fase de pesquisa exploratória, privilegiará os usos e apropriações variados da hashtag na configuração do fragmentado relato jornalístico-cidadão em conexões de mídias digitais. Essa fase norteará o mapeamento das formas mediadoras acionadas pela hashtag no universo pesquisado, o qual será realizado em nova fase que durará mais três meses de investigação. Com base nesse mapeamento, será delimitado o corpus empírico, cuja observação e análise ocorrerão no trimestre posterior. Os resultados, que pretendem apresentar contribuições teóricas e metodológicas ao estudos acerca de jornalismo transmídia, serão sistematizados nos três meses finais da pesquisa. Esta proposta de pesquisa se inscreve no âmbito de investigações em desenvolvimento no Núcleo de Pesquisas em Conexões Intermidiáticas (http://nuccon.fafich.ufmg.br/), vinculado ao Centro de Convergências de Novas Mídias (CNPq/UFMG), do qual a proponente e supervisora, Geane Carvalho Alzamora, é co-líder e a pesquisadora indicada, Carolina Magalhães Braga, é participante. A proposta, se concretizada, reverberá também nas atividades didáticas do Laboratório de Convergência (http://nuccon.fafich.ufmg.br/labcon/), vinculado ao NucCon/CCNM, do qual a proponente e supervisora é co-coordenadora.. 

Integrantes: Geane Carvalho Alzamora (Coordenadora/supervisora);  Dra. Carolina Braga (Uni-BH).