Quem somos

Coordenação

Geane Carvalho Alzamora (Lattes | geanealzamora@gmail.com)

Jornalista (PUC Minas), mestre e doutora em Comunicação e Semiótica (PUC SP) com estágio doutoral na Universität Kassel (Alemanha) e pós-doutorado na Universitat Pompeu Fabra (Espanha). Professora do Departamento Comunicação Social da UFMG, membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG, Bolsista de Produtividade em Pesquisa/CNPq  (Processo: 311914/2016), pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Conexões Intermedia/Centro de Convergência de Novas Mídias  (UFMG), do qual é co-líder. Co-organizou Exploring Transmedia Journalism in the Digital Age (Hershey: IG Global, 2018, com Renira Rampazzo Gambarato), Textualidades Midiáticas (Barcelona: UOC, 2017, com Bruno Souza Leal e Carlos Alberto Carvalho) e Kulturdialoge Brasilien/Deutschland: Design, Film, Literature, Media. (Berlin: Tranvia Sur, 2008, com Simone Malagutti e Renira Gambarato). Recebeu o Prêmio Freitas Nobre (tese de doutorado) Intercom, em 2006, e o Prêmio Intercom, categoria Mestrado, Modalidade Jornalismo, em 1997.

Desenvolve pesquisas sobre dinâmica transmídia, semiótica e jornalismo com auxílio do CNPq, FAPEMIG, Capes e UFMG


Doutorandos

Ana Carolina Almeida Souza (Lattes | acas.jornalista@gmail.com)

Doutoranda em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Mestre Comunicação Social pela PUC Minas. Pesquisadora associada ao Núcleo de Conexões Intermidiáticas (NucCon) e ao grupo de pesquisa MediaAção. Professora Universitária nos cursos de pós-graduação em Marketing Digital (UniBH), Branding e Comunicação Digital no IEC PUC-Minas.

Doutorado. Entrada: 2018 / Defesa: 2021-2022
Título da tese (provisório): O(S) TERRITÓRIO(S) DO TEMPO-ESPAÇO-MÍDIA: um estudo do Magic Kingdom no universo transmídia da Disney


Aline Monteiro Xavier Homssi Borges (Lattes  | alinemonteiro@gmail.com)

Doutoranda em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Mestra em Comunicação pela Universidade Federal de Ouro Preto – Ufop. Especialista em Comunicação e Gestão Empresarial pelo Instituto de Educação Continuada da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – IEC/PUC Minas. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas. 

Doutorado. Entrada: 2019 / Defesa: 2023 Título da tese (provisório): Sic mvndvs creatvs est: rotas semióticas para a compreensão do lugar das teorias de fãs e do engajamento transmídia na série Dark da Netflix



Emmanuelle Dias (Lattes | emmanuelle.c.dias@gmail.com)

Doutoranda em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Mestra(2017), bacharel em Relações Públicas (2012) e em Publicidade e Propaganda(2013) pela mesma instituição. Pesquisadora associada ao Núcleo de ConexõesIntermidiáticas (NucCon) e ao grupo de pesquisa MediaAção. Tem experiênciamercadológica como gerente de comunicação e analista pleno em marketing deconteúdo. Também tem experiência como estagiária docente em disciplinas da áreade Relações Públicas e de Publicidade e Propaganda na UFMG.

Doutorado.Entrada: 2020 / Defesa: 2024 Título da tese (provisório): Uma novadinâmica espectatorial com as séries? Complexificação transmídia e mediação emSkam Austin


Jane Alexandre Zefanias Mutsuque (Lattes | jmutsuque@hotmail.com)

Doutorando em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Brasil, Mestre em Línguas, Literaturas e Culturas pela Universidade de Aveiro (UA)- Portugal, especialista em Língua Portuguesa e Literatura de Expressão Portuguesa pela Universidade de Aveiro (UA)- Portugal. Docente do Departamento de Ciências Sociais, Curso de Ciências da Comunicação da Universidade Zambeze – Moçambique. Membro do Núcleo de Pesquisa em Conexões Intermédia (NucCon) e ao grupo de pesquisa MediaAção, da UFMG. Pesquisa Educação Transmídia.

Doutorado: 2019 – 2023
Título da tese: Planejamento comunicacional em educação transmídia como estratégia para aprimoramento do aprendizado da língua portuguesa: estudo de caso de escola pública de Moçambique.


Juliana Lopes de Almeida Souza (Lattes | julas_br@yahoo.com.br)

Doutoranda em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Mestre em Ciência da Informação também pela UFMG. Pesquisadora associada ao Núcleo de Conexões Intermidiáticas (NucCon) e ao grupo de pesquisa MediaAção. Professora Universitária nos cursos de graduação e pós-graduação em Comunicação na PUC-Minas e na UNA.

Doutorado. Entrada: 2017 / Defesa: 2021
Título da tese: Audiência televisiva e engajamento em conexões de redes sociais online: considerações em torno do evento midiático global Oscar


Polyana Inácio Rezende Silva (Lattes | polyanainacio@gmail.com)

Doutoranda/Bolsista Capes/PROEX pelo PPGCOM da UFMG, na linha Textualidades Midiáticas. Mestre em Comunicação Social pelo PPGCOM da PUC Minas, linha de pesquisa Linguagem e Mediação Sociotécnica (2013). Graduada em Comunicação Social, habilitação em Relações Públicas, pela PUC Minas (2007). Formação complementar em Fotografia Profissional (2010) e Ciência da Computação (2002). Tem experiência mercadológica como analista de comunicação em empresa educacionais e de tecnologia. Experiência docente com oficinas livres sobre Fotografia, Cultura Digital e em disciplinas sobre Relações Públicas, gestão de redes sociais, internet e sociedade para graduação em Comunicação Social da PUC Minas e da UFMG. 

Doutorado. Entrada: 2016 / Defesa: 2020

Título da tese: Mediação Tecnológica, Vestíveis Digitais e Cultura Maker em conexão com plataformas digitais colaborativas


Mestrandos

Alice de Freitas Gomes (Lattes  | alifreitasg@gmail.com)

Mestranda em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na linha de Textualidades Midiáticas. Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, pela Universidade Federal de Minas Gerais.  

Mestrado. Entrada: 2019 / Defesa: 2021
Título da dissertação (provisório): Um passarinho me contou … uma história de terror: engajamento social em torno da dinâmica transmídia de Dear David


Fábio Oliveira (Lattes | fabio.amaral.oliveira@gmail.com)

Mestrando em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais(UFMG). Especialista em Comunicação Empresarial pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH). Graduado em Letras, Licenciatura Plena Português (2009), pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É pesquisador voluntário do Núcleo de Pesquisas em Conexões Intermidiáticas. Servidor efetivo da UFMG desde 2011 atuando no Instituto de Estudos Transdisciplinares da UFMG na área de Comunicação. 


Graduandos

Rafael Perez (Lattes)

Graduando em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/UFMG CNPQ), a partir de 2020, na pesquisa “A lógica comunicacional da dinâmica transmídia: produção e circulação de fluxos informacionais em jornalismo e educação”.


Colaboradores

Carolina Braga (Lattes | carol@culturadoria.com.br)

Jornalista cultural desde 2001, com experiências na Rádio Guarani, TV Alterosa e como repórter e crítica do caderno de cultura do Jornal Estado de Minas. Colaborou com veículos como Revista Bravo e Correio Braziliense.

É doutora em Comunicação e sociabilidade contemporânea pela Universidad Autónoma de Barcelona em convênio com a UFMG, mestre em Jornalismo e novas linguagens também pela Universidad Autónoma de Barcelona e pós-graduada em Crítica de música pop e cinema pela Universidad Ramon Llull, de Barcelona. Participou de estágio pós-doutoral na Universidade Federal de Minas Gerais com projeto sobre narrativas transmídia no jornalismo.

É idealizadora do Culturadoria, projeto multiplataforma de curadoria de informação sobre artes, eventos e espetáculos, professora nos cursos de comunicação do UNI-BH e consultora no Sebrae-MG.


Conrado Moreira Mendes (Lattes | conradomendes@gmail.com )

Professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da PUC Minas. Realiza estágio pós-doutoral no DCS/UFMG com supervisão da Profa. Dra. Geane Alzamora. Doutor em Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo (2013), tendo realizado estágio doutoral de um ano na Université Paris 8 Vincennes-Saint-Denis, França (2011-2012). Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009) e Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela mesma Instituição (2006). É Professor Adjunto II da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), lotado no Departamento de Comunicação Social. É vice-líder do Grupo de Pesquisa Campo Comunicacional e suas Interfaces, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, membro pesquisador do Centro de Pesquisas Sociossemióticas da PUC-SP e membro colaborador do subgrupo MediaAção, vinculado ao Núcleo de Conexões Intermídia (NucCon/UFMG). Atualmente, é editor da Revista Dispositiva, Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas (ISSN eletrônico: 2237-9967). Atua principalmente nas seguintes áreas: Semiótica Discursiva e Comunicação.


Daniel Melo Ribeiro (Lattes | Linkedin)

Daniel Melo Ribeiro é professor adjunto do departamento de Comunicação Social da UFMG. Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (CNPq), Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP (CAPES), especialista em Gestão Estratégica da Informação pela UFMG e graduado em Comunicação Social pela UFMG. Realizou estágio de pesquisa no Geomedia Lab da Universidade Concordia em Montreal/CA, com bolsa do Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP), concedida pelo Global Affairs Canada. Possui experiência profissional em Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento de Produtos para Web, com ênfase em design de interfaces, arquitetura de informação e usabilidade. Interesses de pesquisa: visualização de dados, design de informação, semiótica e cartografia.


Lorena Tárcia (Lattes | lorenatarcia2@gmail.com )

Graduada em Comunicação Social, Jornalismo, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1987). Especialista em Novas Tecnologias em Comunicação. Pós-graduada em Marketing, Publicidade e RP, na Inglaterra. Mestre em Educação pela Puc Minas. Formada em Convergência de Mídias pelo projeto IfraNewsplex da Universidade da Carolina do Sul, EUA. Doutora e Pós-Doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 2015/2018) . Bolsista da CAPES, na categoria doutorado-sanduíche, com estudos na Universidade Pompeu Fabra, Barcelona (Agosto/13 a Fevereiro/14). Ex-coordenadora do curso de Jornalismo do Centro Universitário de Belo Horizonte, UniBH.

Atualmente, professora de Jornalismo e Publicidade. Desenvolvimento e implementação da pós-graduação Jornalismo em Ambientes Digitais. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa de MG no projeto Minas Faz Ciência de divulgação de ciências. Integra os grupos de pesquisa Centro de Convergência de Novas Mídias, da UFMG, Tecnoogias Digitais e Educação da PUC Minas e Era Transmídia (Inovadores ESPM). Desenvolve projetos de Educação e Transmídia em países de língua portuguesa (Timor Leste e Moçambique). Sócia da empresa Quando Fábrica de Narrativas. Atuou como formadora do Programa Um Computador por Aluno (UCA) do Governo Federal (2010/2013). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Convergência, Internet, Rádio, Televisão e Comunicação Organizacional. Áreas temáticas: webjornalismo, convergência, multimídia, transmídia e educação. 


Luciana Andrade Gomes Bicalho (Lattes | lucianadrade@gmail.com)

Doutora em Comunicação Social pela UFMG, na linha Textualidades Midiáticas. Pesquisadora do Centro de Convergência de Novas Mídias (CCNM/UFMG) e do Núcleo de Pesquisa em Conexões Intermidiáticas (NucCon/UFMG). Mestre em Teoria da Literatura pelo programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Faculdade de Letras da UFMG (2011). Especialista em História da Cultura e da Arte pelo Departamento de História da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG (2007). Graduada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), com habilitação em jornalismo (2006).

Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Linguagens e Teorias da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento, narrativas, convergência midiática, comunicação digital, semiótica, intermidialidade e transmídia.
Professora de pós-graduação do IEC PUC Minas, UniBH e Una.


Maria Ângela Mattos (Lattes | mattos.maria.angela@gmail.com)

Profa. da Graduação e do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da PUC Minas. Doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ (2002). Pós-doutora pelo Departamento de Estudos Socioculturales da Universidad Jesuíta de Guadalajara/México (2013). Líder do grupo de pesquisa Campo Comunicacional e suas Interfaces (PPGCom PUC Minas/CNPq). Área de conhecimento: Teorias e Epistemologia da Comunicação, metodologia em pesquisa em Comunicação, metapesquisa em Comunicação, estudos sobre midiatização, mediação e interação midiatizada. Pesquisadora colaboradora do subgrupo Mediação vinculado ao NucCom UFMG.


Natália Moura Pacheco (Lattes | nmpcortez@gmail.com)

Possui Graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004), Mestrado em Comunicação Social: Interações Midiáticas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2009), e Doutorado em Comunicação Social: Comunicação e Sociabilidade Contemporânea pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto e pesquisa temáticas relacionadas à comunicação digital e às teorias semióticas. Integra o grupo de pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor) e o Núcleo de Pesquisa em Conexões Intermidiáticas (Nuccon).


Renira Rampazzo Gambarato (Talking Objects | renira@msn.com)

Professora de Mídia e Comunicação na Jönköping University, na Suécia. Concluiu pós-doutorado em Cinema e Semiótica na Concordia University, no Canadá, doutorado e mestrado em Comunicação e Semiótica na PUC-SP com estágio doutoral na Universität Kassel (Alemanha), e bacharelado em Desenho Industrial na UNESP-Bauru. Trabalhou também no Brasil, Canadá, Qatar, Estônia e Rússia. Co-editora dos livros Exploring Transmedia Journalism in the Digital Age (com Geane Alzamora, IGI Global, 2018)The Routledge Companion to Transmedia Studies (com Matthew Freeman, Routledge, 2018) e Kulturdialoge Brasilien-Deutschland–Design, Film, Literatur, Medien (com Geane Alzamora e Simone Malaguti, Verlag Walter Frey, 2008). Pesquisa transmedia storytelling, jornalismo transmídia, semiótica e design.


Tiago Barcelos Pereira Salgado (Lattes | Academia.edu | ResearchGate | tigubarcelos@gmail.com)

Graduado em Comunicação com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2008), Mestrado em Comunicação pela Pontifícia Universidade Federal de Minas Gerais (2013) e Doutorado em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2018). Atualmente é pós-doutorando em Comunicação pela PUC Minas (2019-atual), pesquisador pelo Grupo de Pesquisa Campo Comunicacional e suas Interfaces (CNPq/PUC Minas). Pesquisa temáticas relacionadas à epistemologia da comunicação, teorias da comunicação, comunicação digital, midiatização, mediação, metapesquisa em comunicação e metodologias em comunicação. Participa como pesquisador colaborador do subgrupo Mediaação vinculado ao NucCon UFMG.