Sobre

MediaAção: Grupo de pesquisas em Mídia, Semiótica e Pragmatismo

Link para a página do grupo no CNPq

Descrição:

O objetivo do grupo é explorar as interseções entre o Pragmatismo e a Semiótica com a área de Comunicação. O conceito de mediação, entendido como a ação do signo ou semiose, encontra-se no núcleo das pesquisas individuais e coletivas. Nesse sentido, o grupo investiga de que maneira as manifestações midiáticas atuam como instâncias mediadoras de significados, tendo em vista suas diferentes expressões, materialidades e arranjos tecnológicos. O grupo reúne pesquisadores da área de comunicação de diferentes instituições, tais como UFMG, UFOP, PUC-Minas dentre outras. Abriga pesquisas de cooperação internacional, pesquisas individuais e coletivas financiadas por agências nacionais (tais como CNPq e Fapemig), além de pesquisas de pós-doutorado, doutorado, mestrado e iniciação científica vinculadas ao PPGCOM/UFMG e ao DCS/UFMG.

Linhas de pesquisa:

1. Fluxos informacionais e dinâmicas de propagação de sentido
Investiga a produção e a circulação de informações mediadas por agenciamentos semióticos e sociotécnicos, sua dinâmica de propagação e seus desdobramentos de sentido por cadeias de semiose, sobretudo no âmbito do jornalismo, da educação e do entretenimento midiático. São conceitos-chave desta linha: mídia, intermídia, transmídia; dispositivo; rede sociotécnica; engajamento e mobilização social; apropriação/ressignificação tecnológica.

2. Estéticas tecnológicas e representações sígnicas
Trata das materialidades sígnicas, com ênfase em aspectos cognitivos, estéticos e políticos. Explora interseções entre a comunicação e o design, levantando questões metodológicas e críticas acerca da organização e da representação de informações. São conceitos-chave desta linha: imagens técnicas; cartografias e mapeamentos; interfaces gráficas e interativas; visualizações de dados e representações diagramáticas.