Nesta seção, divulgamos as atividades do grupo de pesquisa, incluindo reuniões quinzenais de estudo (presenciais ou online), cursos de extensão, workshops e seminários promovidos ou organizados pelo grupo. O MediaAção alterna reuniões fechadas de pesquisas financiadas e individuais com reuniões abertas de estudo (online e presenciais). Para participar das reuniões de estudo, entrar em contato pelo e-mail grupomediaacao@gmail.com.
Reuniões de Estudo – 2025
As reuniões quinzenais de estudo são realizadas no formato híbrido, com encontros alternados entre presenciais e online.
Abril
25/04 (sexta-feira) — Online — 14h às 15h30
Tema: Teoria peirceana da Informação
Debate: Seria possível extrair uma teoria semiótica da (des)informação da perspectiva de Peirce?
Texto indicado: Brier S. Finding an information concept suited for a universal theory of information. Prog Biophys Mol Biol. 2015 Dec;119(3):622-33. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26140995/
Referência complementar:
Nöth, Winfried. Santaella, Lucia. Introdução à semiótica: passo a passo para compreender os signos e a significação. São Paulo: Paulus, 2017.
Maio
07/05 (quarta-feira) — Presencial — 13h às 14h
Sala 6, 3º andar da FAFICH/UFMG (ao lado do elevador) – Espaço dos grupos MediaAção e GEL
Tema: Edusemiótica
Debate: Contribuições da edusemiótica para a educomunicação
Texto indicado: NÖTH, Winfried. Signs as educators: Peircean insights. In: Pedagogy and edusemiotics: Theoretical challenges/practical opportunities. Rotterdam: SensePublishers, 2014. p. 7-18
Referência complementar:
STABLES, Andrew; SCOTT, William. Post‐humanist liberal pragmatism? Environmental education out of modernity. Journal of Philosophy of Education, v. 35, n. 2, p. 269-279, 2001.
Junho
04/06 (terça-feira) — Presencial — 13h às 14h
Sala 6, 3º andar da FAFICH/UFMG (ao lado do elevador) – Espaço dos grupos MediaAção e GEL
Texto em debate: STABLES, Andrew; SCOTT, William. Post‐humanist liberal pragmatism? Environmental education out of modernity. Journal of Philosophy of Education, v. 35, n. 2, p. 269-279, 2001
11/06 (terça-feira) — Presencial — 14h às 16h
Sala 6, 3º andar da FAFICH/UFMG (ao lado do elevador) – Espaço dos grupos MediaAção e GELAtividade
Debate: Discussão conceitual da proposta de experimento lúdico de educomunicação com foco em negacionismo climático, seguida de aplicação prática na disciplina Sustentabilidade, Semiótica e Modos de Existência do Programa de Pós-graduação em Comunicação
Objetivo: aprimorar o experimento para aplicação em escolas públicas de ensino fundamental.