Nossa pesquisa “Crenças e desinformação no contexto das eleições presidenciais no Brasil em 2022” integra o Programa UFMG de formação cidadã em defesa da democracia, uma iniciativa que reúne diversas frentes de pesquisa na UFMG em torno do tema da desinformação.
Esta pesquisa, de natureza interinstitucional, dá continuidade em 2022 aos esforços empreendidos entre 2020 e 2021 por pesquisadores da área de Comunicação Social na UFMG, UFOP e PUC Minas. Como resultado, publicamos em 2021 o livro de acesso gratuito “Sociedade da desinformação e infodemia” e ofertamos em 2021 a disciplina homônima (30h) para os programas de pós-graduação em Comunicação Social da UFMG, UFOP e PUCminas, com apoio do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG
Em 2022, damos continuidade à caracterização da Sociedade da Desinformação, com aportes da teoria da comunicação, teorias da informação, pragmatismo, semiótica e estudos contemporâneos de teorias das conspirações. As eleições presidenciais no Brasil configuram o recorte empírico de nossa investigação em 2022.