O caso Datapovo

O caso Datapovo: aspectos semióticos e pragmáticos da manipulação de imagens no contexto da desinformação

Resumo: Investigamos postagens no Twitter com a expressão datapovo, que se popularizou no contexto das eleições presidenciais de 2022 no Brasil. O termo se refere a conteúdos que buscavam questionar as pesquisas eleitorais, em contraste com o registro imagético da multidão de apoiadores dos candidatos. Acionamos conceitos do pragmatismo e da semiótica, a fim de compreender como esses signos podem estimular a fixação de crenças de uma possível fragilidade no processo eleitoral. Levantamos também uma reflexão sobre a manipulação das imagens técnicas contemporâneas, fomentando debates sobre os efeitos sígnicos desse tipo de estratégia nos processos de desinformação.

Palavras-chave: datapovo; desinformação; imagem técnica; semiótica; pragmatismo.

RIBEIRO, D. M.; ALZAMORA, G. ; CORTEZ, N. M. P. ; PAES, F. A. O. O caso Datapovo: aspectos semióticos e pragmáticos da manipulação de imagens no contexto da desinformação. GALÁXIA (SÃO PAULO. ONLINE), v. 48, p. 1-24, 2023. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/61918>.

Esse artigo é um dos resultados da nossa pesquisa sobre desinformação nas eleições de 2022. O estudo foi realizado por Daniel, Geane, Natália e Fábio.