O aumento do ‘datapovo’ demonstra o efeito da formação social de crenças

Artigo da profa. Geane Alzamora explica a adoção dos métodos de fixação de crenças usados na desinformação digital durante as eleições de 2022.

Como sabemos, o termo “datapovo” é um trocadilho com o instituto de pesquisa Datafolha, mas esse seria de fato a real maneira de medir a vontade “do povo”. O aumento do uso da expressão nos leva à pergunta: qual é o efeito prático de uma crença?

Essa indagação nunca foi tão atual quanto agora. Segundo Charles Sanders Peirce, a consequência prática da verdade são as crenças mobilizadas na forma de opinião compartilhada. Ou seja, do ponto de vista pragmático é a crença que delineia a formação de opinião – não a verdade. Quando informações verificadas como falsas seguem sendo compartilhadas em conexões de redes sociais, fica nítido que é a intenção de se fixar uma crença, não a busca pela verdade, que impulsiona a ação de compartilhamento. Mas, afinal, por que algumas crenças persistem, mesmo quando confrontadas com evidências em contrário?

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